domingo, 17 de junho de 2012

escansão/metrificação - 8º ano

Após ler atentamente o poema de Luis Vaz de Camões, respondas as questões posteriores:

"Alma minha gentil, que te partiste

Tão cedo desta vida, descontente,
Repousa lá no céu eternamente,
E viva eu cá na terra sempre triste.

Se lá no assento etéreo, onde subiste,

Memória desta vida se consente,
Não te esqueças daquele amor ardente
Que já nos olhos meus tão puro viste.

E se vires que pode merecer-te

Alguma coisa a dor que me ficou
Da mágoa, sem remédio, de perder-te,

Roga a Deus, que teus anos encurtou,

Que tão cedo de cá me leve a ver-te,
Quão cedo de meus olhos te levou."
(Luis Vaz de Camões)

Acerca do poema:

1. Esse texto é considerado um soneto. Explique essa afirmação.
2. Faça a metrificação deste poema,  classificando-o quanto:
a) Ao número de sílabas métricas.
b) Destancando se houver, elisões.
c)  Os tipos de rima.
d) Identifique (destacando) qual é a sílaba tônica em cada verso.
3. No poema, há palavras que indicam uma adversidade, uma oposição de ideias. Transcreva da 1ª estrofe palavras que confirmem essa afirmação.
4. Transcreva do poema um verso em que se nota a separação do casal.
5. Pesquisa: Vá ao site http://www.e-biografias.net/luis_camoes/, ou outros de seu conhecimento e faça um breve resumo biográfico de Camões. Depois, relate-o à  turma durante a correção desta atividade.

Se quiser saber sobre o poema acima, visite o site: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/literatura_portuguesa/autores/lit_port_poesia_lirica


Nenhum comentário:

Postar um comentário