terça-feira, 28 de maio de 2013

Reportagem - Correio Escola - 8º ano

Mais informação, menos preconceito
ONG atende portadores há duas décadas



Projeto de ciências foca a prevenção da Aids ao mesmo tempo em que desperta solidariedade
Fabiano Ormaneze
ESPECIAL PARA A AGÊNCIA ANHANGUERA
fabiano.ormaneze@rac.com.br



O Colégio  Axis Mundi 
aproveita  um dos temas transversais
previstos para a educação básica para
criar um projeto interdisciplinar
que, além de conteúdo,
ajuda a desenvolver a consciência
do voluntariado e da
solidariedade entre os alunos.
Por iniciativa do professor Lucas
Bortolotto Brandão, os estudantes
do 8º ano estão envolvidos
num projeto que
tem como tema a prevenção
da Aids. Com isso, organizaram
uma campanha para ajudar
uma entidade que atende
portadores da doença, a Esperança
e Vida, além de integrar
a família nas atividades.
Brandão é professor de
ciências. Entre os conteúdos
previstos para o 8º ano estão
as doenças sexualmente transmissíveis
(DSTs). Embora a temática
ocupe apenas cerca
de um bimestre das aulas, o
projeto desenvolvido por ele,
de forma paralela aos conteúdos
previstos para o resto do
ano, terá atividades até meados
do segundo semestre.
“Os alunos dessa turma têm,
em geral, 13 e 14 anos. Estão
numa fase muito importante,
com muitas dúvidas sobre sexualidade
e DSTs. É o momento
certo de estudar o tema e
também de ajudá-los a derrubar
preconceitos”, explica o
professor.
Num primeiro momento,
Brandão solicitou aos estudantes
que escrevessem um
texto sobre o que sabiam sobre
Aids. “Percebi que havia
muitos equívocos e opiniões
antigas que ainda permanecem
no imaginário dos alunos.
Muitos, por exemplo, ainda
acreditavam que era possível
infectar-se com a Aids por
meio do compartilhamento
de objetos como copos ou talheres”,
lembra o professor.
Por causa disso, o projeto foi
intitulado “Resgatar o passado
e descobrir o presente”.
Depois da correção dos textos,
a turma estudou como
surgiram os primeiros casos
da doença, como a imprensa
abordou o assunto e como
evoluíram os estudos em busca
de melhoria da condição
de vida dos portadores e também
da cura.
Nessa contextualização,
Brandão explicou a razão dos
estigmas existentes com os
portadores da doença, principalmente,
em razão da quantidade
de mortes ocorridas até
o início da década de 90 e
também a ligação existente,
no início, como a homossexualidade.
Nessa etapa do projeto,
entrou a participação da
professora de português, Maria
Regina Alves. A proposta
foi montar com os alunos um
jornal com notícias e artigos
sobre Aids e prevenção. O objetivo
é que esse material possa
servir de divulgação para
alunos das outras turmas.
“Trabalhamos com os gêneros
jornalísticos e estamos desenvolvendo
o nosso jornal.
Como o assunto é de interesse,
é mais fácil aplicar os conteúdos”,
diz Maria Regina. A
escola também recebeu a visita
de um jornalista para falar
sobre as etapas da produção
de um periódico.
Família
Na semana passada, o projeto
deu mais um passo importante.
A direção do colégio convidou
pais e alunos para uma
palestra, no período noturno,
com o sociólogo Roberto Geraldo
da Silva, o Robertinho,
fundador e presidente da Associação
Esperança e Vida, organização
não governamental
(ONG) que presta atendimento
a cerca de 400 portadores
da doença. Robertinho falou
às famílias, que lotaram a quadra
da escola, sobre a importância
de manterem conversas
periódicas sobre sexualidade
com os filhos.
Depois de conhecerem o
fundador da ONG, os alunos
iniciaram uma campanha de
arrecadação de produtos de
higiene e alimentos. “Com isso,
estamos trabalhando também
o espírito de solidariedade”,
explica Brandão. A arrecadação
segue até meados
do próximo semestre, quando
os alunos farão uma visita
à ONG e entregarão parte
das arrecadações. Pela escola,
os 25 estudantes envolvidos
no projeto também espalharam
cartazes convidando
os colegas a fazerem suas
doações e a se conscientizarem
sobre a importância da
prevenção e da diminuição
do preconceito.
“O projeto ainda está em
desenvolvimento, mas já começamos
a perceber uma mudança
muito grande na opinião
dos alunos. Como eles
não vivenciaram o que foi a Aids
há 20 ou 30 anos, tinham
posicionamentos muito equivocados
e preconceituosos.
Ao mesmo tempo em que alguns
acreditavam que se pegava
Aids em qualquer contato
pessoal com uma pessoa que
tinha a doença, outros não tinham
a noção da gravidade
porque nunca viram um doente
ou não conheciam a história”,
explica o professor, lembrando
aos alunos que, no
Brasil, a Aids ainda faz cerca
de 15 mil vítimas fatais por
ano.
Além disso, Brandão mostra
que, se hoje já existem tratamentos
que prolongam a vida
dos portadores, no começo
da epidemia, receber o
diagnóstico era uma sentença
de morte muito próxima. Desde
1980, a Aids já matou cerca
de 220 mil pessoas no Brasil,
que ainda registra aproximadamente
30 mil casos novos
por ano, a maioria entre adolescentes
e pessoas com mais
de 50 anos.
Atualmente, no Brasil, de
acordo com o Ministério da
Saúde, 530 mil pessoas convivem
com o vírus. No entanto,
na palestra de Robertinho, os
alunos puderam perceber que
esse número nunca poderá
ser totalmente confiável, por
causa do grande número de
pessoas que podem estar infectadas
sem saber.Há estimativas
de que esse total chegue
a 130 mil brasileiros, o que
equivale a dizer que, de cada
quatro infectados, um deles
desconhece a situação.
“Isso ajudou os alunos a
perceber a necessidade da prevenção
e de uma vida sexual
segura, uma vez que pessoas
podem ter o vírus sem ter sintomas
ou sem ter nenhuma
manifestação. Eles puderam
perceber que estar contaminado
não significa ter cara de
doente”, afirma o professor.



A ONG Esperança e

Vida completou 23
anos em 2013. A
história da entidade, uma
das mais respeitadas na
área, começou com um
convite feito ao fundador e
presidente, Roberto
Geraldo da Silva, o
Robertinho, para que fosse
visitarumcasal com Aids.
A casa era numa favela e o
sociólogo encontrouum
rapaz nos últimos
momentos de vida,
pesando cerca de 30 quilos.
Ligado ao movimento da
Renovação Carismática
Católica (RCC), Robertinho
iniciou o trabalho da
entidade, que hoje também
atua na recuperação de
viciados em drogas. A ONG
mantém uma unidade de
internação para pessoas
em tratamento contra o
consumo de drogas e álcool
no bairro Reforma Agrária,
em Campinas.
No Campos Elíseos, fica a
casa de apoio às pessoas
com HIV e Aids. Os
atendidos pela entidade
recebem
acompanhamento médico
—com a possibilidade de
internação —, alimentação,
atendimento psicológico e
espiritual. A instituição vive
de doações e do repasse
público, além do trabalho
de voluntários. Também
são realizados eventos e
bazares para arrecadar
fundos.
A entidade já esteve
envolvida em algumas
polêmicas.Emrazão do
seu caráter religioso, ligado
à Igreja Católica, é
contrária ao uso da
camisinha, divulgando a
abstinência sexual e a
monogamia como formas
de evitar a transmissão da
doença. Por essa razão, o
Esperança e Vida não
distribui preservativos e
seringas, como ocorre com
outras entidades. Por causa
disso, já enfrentou críticas
de órgãos e programas de
saúde. A ONG se defende
dizendo que, como
entidade católica, essas
práticas não fazem parte de
sua missão, mas que segue
rigorosamente todos os
procedimentos do
Ministério da Saúde na
assistência aos portadores
da doença. O Esperança e
Vida já recebeu vários
prêmios de
reconhecimento nacional
pelo trabalho prestado.
(FO/AAN)

Reportagem publicada na Correio Popular em 28 de maio de 2013


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Revisão: Avaliação bimestral - 6º ano

 Atividades complementares
Grau do substantivo e do adjetivo.
Locuções adjetivas e adjetivos gentílicos.

Analise a tira para responder as questões de 1 a 3:



1. Transcreva todos os adjetivos que se encontram no grau superlativo absoluto analítico e, escreva o seu correspondente no grau superlativo absoluto sintético.
2. Chico Bento corrige seu amigo Zé Lelé, pois este utiliza um adjetivo sintético de forma indevida. Que adjetivo é esse? Cite outro exemplo que é usado de maneira informal pelas pessoas no dia a dia.
3.Reescreva a última fala de Chico Bento transportando-a para o superlativo absoluto analítico. Fique atento à linguagem formal.


4. Leia o texto e faça responda as questões e responda corretamente de acordo os adjetivos pátrios ou gentílicos:
a) morador de Goiás                     
b) viajante de Minas gerais.            
c) turista do Rio grande  do Sul.              
d) nascido   em Brasília.                        
e) oriundo da Bahia.              
f) vendedor do Rio de Janeiro.                
g) morador da Itália.               
h) livro da Rússia.                     
i) ventos de São Paulo.                       
j) chegado do Rio Grande do Norte.      

A resposta que responde corretamente as questões acima é:

a) mineiro, gaúcho, brasiliense, baiano,carioca, russo, paulista, potiguar, goiano, italiano.
              
b) goiano, mineiro, gaúcho, brasiliense, baiano, carioca, italiano, russo, paulista, potiguar.    
                   
c) goianense, mineiro, candango, brasileiro, carioca, italiano, russo, paulista, potiguar.                         

Texto:  Aventura em alto-mar

Um velho marujo estava em alto-mar quando, de repente, avistou algo estranho através de seu binóculo antigo e desgastado pelo tempo.
- Que será aquele objeto que vejo boiando no mar? – pensou.
Como já era acostumado a viver solitário, – vivia acompanhado pelo mar e os peixes - em momento algum teve receio do que poderia ser.
Era verão e o céu brilhava com o sol forte que lhe queimava a pele bastante envelhecida e enrugada pelos raios ultravioletas ofensivos à saúde. O azul do mar confundia-se com o do céu e ofuscava os olhos verdes daquele velho marujo.
Aproximou-se ainda mais do objeto, até o momento desconhecido e, para sua surpresa, não era um objeto, mas sim, duas crianças praticamente nuas, que dormiam sobre uma pequena embarcação feita de pequenas varas e palhas de coqueiro que boiava no mar. A pele das crianças estava queimada, mas felizmente, com vida.
Rapidamente, o senhor pegou-as no colo, cobriu-as com todo cuidado e colocou-as dentro de seu barco um tanto envelhecido, mas muito zelado por seu dono.
- Pobres crianças! – exclamou – Quem teria feito uma maldade dessas?
De repente, as crianças começaram a acordar, abrindo lentamente os olhos. Assustaram-se quando o viram, mas o senhor falou:
- Calma, minhas crianças! Não farei mal a nenhum de vocês.
 Depois de alguns minutos, tomaram um pouco de água e comeram algumas frutas típicas do lugar onde o marujo habitava e que sempre que saía para pescar levava consigo.
Finalmente, o marujo descobriu onde aquelas crianças moravam e entregou-as a sua família que há dias não sabia em que lugar elas estavam. Sorriram felizes para aquele senhor, gratos pelo que tinha feito pelos filhos deles.
(...) Autor desconhecido


5. Observe as informações do texto e, em cada questão, assinale a alternativa adequada.
Os Personagens da narrativa:
a) O marujo, o estranho e as crianças
b) As crianças e o marujo.
c) As crianças e o estranho
d) O marujo

6. No trecho “seu binóculo antigo e desgastado pelo tempo” há dois adjetivos. Quais?
a) binóculo-tempo
b) desgastado-tempo.
c) seu-e
d) binóculo-antigo
e) antigo-desgastado.

7.Que substantivo é caracterizado por esses adjetivos?
a) binóculo-tempo
b) desgastado-tempo.
c) seu-e
d) binóculo-antigo
e) antigo-desgastado.

8. No texto, há várias passagens com caracterização de personagens. Quais são as características dadas às crianças?
 a) antigo e desgastado.
b) pobres e nuas.
c) felizes e tranquilas.
d) teimosas e otimistas.
e) radiantes.






Revisão: avaliação bimestral - 7ºano

Atividades complementares
Advérbios e verbos










1. Complete com bem/mal (advérbio) ou bom/mau (adjetivo):
a) Henrique falou ________________ de você.
b) Enzo passou _______________ a noite.
c) Davi é um ________________ companheiro.
d) Fernando é um __________________ filho.

2. Identifique e classifique os advérbios conforme o modelo.

Matheus e Guilherme viajaram bastante pelo mundo.
bastante: advérbio de intensidade

a) O náufrago americano nunca recebeu mensagens de amor.
b) Vamos já ver isto.
c) Não engoli coisa nenhuma.
d) Convoquei imediatamente a família.
e) Os pais de Maria Clara gostavam muito de viajar.
f) A velhinha passava rapidamente pela fronteira.
g) Os meninos hospedaram-se aqui.
h) Eu pouco liguei para o que ela disse.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

3. Circule as locuções adverbiais das frases abaixo:
a) Victória e Pedro, com certeza, fizeram a lista 19.
b) De vez em quando, os pais de Carlinhos festejavam o aniversário dele.
c) Rafaela e Ana Carolina sabiam de cor muitas canções.
d) Sr. Carlos Alexandre, vire à direita!
e) Ficamos em silêncio.
f) Samara, Raíssa e Ester passearam de novo no domingo.
g) Gabriela chegou de repente.

4. COMPLETE COM OS VERBOS NO PRESENTE DO INDICATIVO
ACORDAR
TOMAR
TOMAR
João
, banho
e
Café.
Eu
,
e
.
Maria
,
e
.
Nós
,
e
.
Vocês
,
e
.
Pedro e Mario
,
e
.
Elas
,
e
.
Você e eu
,
e
.
A gente
,
e
.

5. Preencha os espaços com o verbo entre parênteses no pretérito perfeito:
a) Nós ________ (abrir) a porta e _________ (entrar) na sala.
b) Eu _________(tomar) o elevador e ________(subir) ao 12º andar.
c) Você ________(compreender) bem o que eles lhe ________(explicar)?
d) O engenheiro __________(dividir) o terreno em duas partes.
e) Os médicos __________(tratar) os clientes estrangeiros ontem.
f) Pedro __________ (entrar) no banco e _________(dirigir)-se ao escritório.
g) Eu _________(descontar) um cheque ontem.
h) Os comerciantes__________ (vender) todas as mercadorias.
i) Eu __________(nascer) no dia 15 de fevereiro.
j) Eu __________(olhar) para o menino e o __________ (reconhecer) imediatamente.

Revisão: Avaliação bimestral - 8º ano


Atividades complementares – Vozes verbais

1.  Classifique as seguintes frases quanto às vozes verbais:
a) Reformam-se casas
b) Deram-se as mãos e caminharam lado a lado
c) Os atletas insultavam-se.
d) O ladrão foi perdoado pela vítima.
e) Arrombaram a porta da casa
f) Arrombou-se a casa da esquina.
g) O regulamento será obedecido por nós.
g) Encerram-se hoje as inscrições.

2. Apenas uma das frases admite a voz passiva. Assinale-a.
a) Gosto de frutas.
b) Precisam de funcionários.
c) Deus criou o mundo.
d) Este ano foi quente.

3. Assinale o único item em que o se indica ação reflexiva:
a) A menina se penteia sempre.
b) Não se dançou à noite.
c) Fizeram-se novos acordos.
d) Precisa-se de mais dados.

4.  "Os ladrões foram identificados por uma testemunha". Transpondo para a voz ativa, teremos:
a) Havia identificado.
b) Tinha identificado.
c) Identificara.
d) Identificou-se

5. Identifique a frase em que há erro na concordância verbal:
a) Procederam-se os interrogatórios.
b) Fizeram-se nomeações.
c) Arrependeram-se de tudo.
d) Conserta-se pneus.

6. Indique o item em que há erro na classificação sintática do se:
a) Resolveram-se as dúvidas = pronome apassivador.
b) Vestiu-se rapidamente = pronome reflexivo.
c) Precisa-se de secretárias =índice de indeterminação do sujeito.
d) Elas se arrependeram = pronome apassivador.

7. Em que voz estão os verbos nas frases a seguir?
a- No Natal, as crianças invadem as lojas dos shoppings.
b- A pequena praça era enfeitada por luzes coloridas.
c- Diariamente chegava à cidade o velho trem de cargas.
d- Eu me machuquei com um martelo.
e- São divulgados , através da TV , os resultados da loteria.
f- As lagartas destruíram o pomar.
g- A praia era iluminada por um lindo sol de setembro.
h- O ser humano criou muitos rituais religiosos.
i- Os alunos se abraçaram.
j- O lobo machucou a ovelha.

Obs.
Agente da passiva
É o elemento que recebe a ação verbal quando o verbo está na voz passiva.
Exemplo:
A torcida vaiou o juiz (sujeito agente)
O juiz foi vaiado pela torcida. (agente da passiva)


8.  Passe as orações abaixo para a voz passiva e identifique o agente da passiva:
a) O exército cercou a cidade.
b) O goleiro desviou a bola.
c) O menino quebrou a vidraça.
d) Os alunos entregaram o prêmio.